Alcançando os objetivos da educação

Como construir uma sociedade em que todos sejam cidadãos ativos e críticos?

Como alcançar os objetivos da educação? Analisando o destacado por Martins (2003) quando explicita: 

que o homem somente adquire a condição de cidadão quando tem acesso aos bens necessários a sua existência física, a bens simbólicos necessários a sua existência subjetiva e a bens políticos necessários a sua existência social; cabe à educação subsidiar o homem com fundamentação teórica que lhe permita construir modelos referenciais para interpretar a realidade em que vive. (MARTINS, 2003, p. 68)

Neste trecho, fica claro que na visão do autor o ser humano como cidadão precisa ter acesso a três tipos de bens que resumirei como os físicos, o dos pensamentos e os das ações políticas. E para qualquer um deles a educação vem como a base que permite ser a ponte entre esses bens e a interpretação deles.

Ao considerar a educação como essa ponte, aponto que tais objetivos  possam ser alcançados através do acesso da mesma por todos. Isso porque apenas através das reflexões e aprendizados constantes que o acesso à educação trazem é possível lutar pelo acesso aos bens destacados pelo autor acima citado.

A necessidade de uma visão crítica

Mas não basta o acesso à educação por si só. É necessário que seja de qualidade para que ao ter contato com os bens necessários à sua existência eles sejam usados com parcimônia e responsabilidade. Por exemplo, os que entendem o bom uso dos bens de consumo, da natureza, entre outros, para que não falte nem para a pessoa nem para seus descendentes.

É importante ainda que seja com visão crítica para que o acesso aos bens simbólicos não sejam vazios e as pessoas possam buscar entender porque existem e para que existem. Por último, entendo que o pensamento crítico também seja importante na aquisição dos bens políticos para que as decisões que afetam a si próprio e à sociedade tragam mais benefícios do que prejuízos.

Assim, cabe a todos nós, como educadores, trazer a nossas crianças e adolescentes um acesso à educação o mais universal e de qualidade possível. Com isso podemos sonhar em uma sociedade que queremos construir em que todos sejam cidadãos ativos e críticos.

Referências Bibliográficas:

MARTINS, José do Prado. Educação cidadã e pós-modernidade in. Educação para a cidadania. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

Texto de Lea Veras

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