Nesse contexto, temos alguns aspectos críticos a considerar ligados àqueles que iniciaram sua jornada escolar básica depois da infância ou que não a puderam completar na idade considerada adequada.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove uma oportunidade de iniciar ou dar continuidade à educação formal de jovens e adultos. Dentro dessa oportunidade cabe o alfabetismo desses alunos, correspondente em linhas gerais à capacidade de usar as leitura e escrita para atender as demandas do cotidiano.
A alfabetização corresponde a conseguir usar o nosso sistema de códigos de leitura e escrita (as letras, palavras etc na nossa língua, a portuguesa). Já o letramento é um conceito ligado a entender sócio-culturalmente a leitura de mundo (que pode estar diretamente associado a ler e escrever com nosso código ou não).
Por ter uma definição mais geral, é comum encontrarmos associações do termo letramento a outras leituras de mundo que não sejam apenas as de textos e imagens. Por exemplo, hoje em dia ouvimos muito sobre o letramento digital como a capacidade de se entender aspectos ligados ao mundo digital.
Pensando na EJA, a alfabetização e o letramento são essenciais para que aspectos ligados ao desenvolvimento pleno desses grupos que por algum motivo não tiveram a escolaridade acompanhando a idade esperada para tal. Infelizmente, o trabalho de cada um é o que alfabetiza (ou analfabetiza) o indivíduo já que ainda temos muitas situações em que as necessidades dessa pessoa não a leva a uma alfabetização completa.
Portanto, os processos de alfabetização e letramento podem ser o meio que proporcionem aos alunos da EJA oportunidades de exercerem plenamente seus direitos na nossa sociedade.
Texto de Lea Veras