As 4 barreiras comuns à aprendizagem​

Em tempos de ensino à distância, muitos podem ser os desafios encontrados na prática docente. Você já se perguntou quais barreiras podem estar dificultando a aprendizagem?

A seguir listamos as

4 das barreiras mais comuns encontradas em ambientes de aprendizagem.

1 - Vieses inconscientes
Vieses inconscientes são estereótipos sociais sobre certos grupos de pessoas que se formam fora da própria consciência. Todos têm crenças inconscientes sobre vários grupos sociais e identitários. E esses vieses resultam da tendência de organizar ambientes sociais por meio da categorização. Enfim, essa categorização pode levar a barreiras, incluindo interações variadas com os alunos.

2- Falta de motivação

 Outra barreira à aprendizagem é a falta de motivação. Agora você pode estar pensando que não é responsabilidade de um instrutor motivar os alunos, e isso é parcialmente verdade. Os alunos precisam ser auto-motivados para aprender. Mas há coisas que podemos fazer em nosso ensino para aumentar a motivação para todos.

3- Compreensão material

 A compreensão material também pode ser uma barreira para a aprendizagem, incluindo falta de clareza na apresentação de conceitos, falta de acesso a materiais do curso em um formato ideal acessível para todos os alunos. E falta de envolvimento ou variabilidade no conteúdo ou nas avaliações ao longo da experiência de aprendizagem.

4- Comunicação

 E, enfim, a comunicação. As barreiras emocionais podem impedir a capacidade do orador de entregar uma mensagem clara ou a capacidade dos receptores de ouvir uma mensagem de forma eficaz. Emoções comuns como raiva, amor, alegria, frustração, decepção e tristeza podem criar barreiras emocionais que afetam negativamente a comunicação.

Essas quatro barreiras comuns à aprendizagem podem afetar qualquer ambiente de aprendizagem em sala de aula, presencial ou on-line. Mas como sugere o título deste ensinamento, o foco é incorporar práticas pedagógicas inclusivas em um ambiente de aprendizagem online.

Então, neste ponto, você pode estar se perguntando: como eu crio um ambiente de aprendizagem inclusivo incorporando práticas pedagógicas inclusivas, quando os alunos estão geograficamente separados uns dos outros? Compartilhe conosco suas reflexões e experiências!

Se você gostou deste assunto, pode ser que você goste também de ler sobre Aprendizagem Cooperativa na Prática

Gostaria de encontrar pessoas que, como você, cultivam uma educação respeitosa e buscam soluções diárias para problemas cotidianos na prática docente?

Faça parte da Comunidade Protiê

Compartilhe este artigo com quem possa se interessar

Copyright Ⓡ 2022 – Protiê CNPJ 25.139.662/0001-78