Uma reflexão sobre o contexto atual de Educação à Distância

O computador pode ser inserido na educação básica

 para desenvolvimento de habilidades computacionais que atualmente são necessidades crescentes apontadas não só pelo mercado de trabalho, mas principalmente pela evolução da sociedade. Essa ferramenta tem diversas potencialidades e utilidades ao se aliar com o processo de ensino-aprendizagem pois pode possibilitar a inclusão digital, a contextualização das disciplinas, a motivação dos alunos e compreensão de conceitos abstratos ou difíceis de serem exemplificados em sala de aula.

 

A inserção do letramento digital nas escolas como política pública educacional foi iniciativa da Secretaria de Educação à Distância (SEED) que criou em 1997 o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Ele foi fundamentado pelos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCN E PCN+) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Esse tema começou a ser rediscutido recentemente após as orientações de permanência em casa e de distanciamento social com muitas instituições de ensino adotando a Educação à Distância para a preservação do calendário acadêmico. No entanto, quais são os avanços e desafios que podem ser encontrados durante esse percurso?

 

Pesquisadores afirmam que foi notada uma melhora no rendimento dos alunos que utilizavam o computador como auxiliar no aprendizado, principalmente em casa. Entretanto, é necessário refletir que boa parte dos alunos, inscritos em alguma instituição de ensino básico no Brasil, não têm acesso e/ou posse de tais aparelhos em suas residências e portanto não é uma metodologia aplicável em todo o território, infelizmente. E mesmo podendo acessar o celular, as ferramentas podem ficar limitadas quando comparadas ao uso de computador.

São perceptíveis, ainda, os desafios na consolidação da informatização na educação básica, em especial quando consideramos que a maioria dos professores não possuem formação continuada na área computacional e sentem grandes dificuldades em usar uma ferramenta de maior domínio pelos alunos. É importante ressaltar que esse processo deve acontecer contextualizado nas disciplinas para que as atividades não se limitem à técnicas para utilização dos computadores.

Portanto, é um avanço que ainda esbarra em muitas adversidades. Ainda assim é de grande importância pela  necessidade atual. Precisamos ainda um contínuo direcionamento de políticas públicas nos documentos oficiais e meios para que as instituições educacionais possam reivindicar os recursos necessários para um uso adequado das tecnologias digitais

Texto de Larissa Jamarim Gomes

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