para desenvolvimento de habilidades computacionais que atualmente são necessidades crescentes apontadas não só pelo mercado de trabalho, mas principalmente pela evolução da sociedade. Essa ferramenta tem diversas potencialidades e utilidades ao se aliar com o processo de ensino-aprendizagem pois pode possibilitar a inclusão digital, a contextualização das disciplinas, a motivação dos alunos e compreensão de conceitos abstratos ou difíceis de serem exemplificados em sala de aula.
A inserção do letramento digital nas escolas como política pública educacional foi iniciativa da Secretaria de Educação à Distância (SEED) que criou em 1997 o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Ele foi fundamentado pelos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCN E PCN+) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Esse tema começou a ser rediscutido recentemente após as orientações de permanência em casa e de distanciamento social com muitas instituições de ensino adotando a Educação à Distância para a preservação do calendário acadêmico. No entanto, quais são os avanços e desafios que podem ser encontrados durante esse percurso?
Pesquisadores afirmam que foi notada uma melhora no rendimento dos alunos que utilizavam o computador como auxiliar no aprendizado, principalmente em casa. Entretanto, é necessário refletir que boa parte dos alunos, inscritos em alguma instituição de ensino básico no Brasil, não têm acesso e/ou posse de tais aparelhos em suas residências e portanto não é uma metodologia aplicável em todo o território, infelizmente. E mesmo podendo acessar o celular, as ferramentas podem ficar limitadas quando comparadas ao uso de computador.
São perceptíveis, ainda, os desafios na consolidação da informatização na educação básica, em especial quando consideramos que a maioria dos professores não possuem formação continuada na área computacional e sentem grandes dificuldades em usar uma ferramenta de maior domínio pelos alunos. É importante ressaltar que esse processo deve acontecer contextualizado nas disciplinas para que as atividades não se limitem à técnicas para utilização dos computadores.
Portanto, é um avanço que ainda esbarra em muitas adversidades. Ainda assim é de grande importância pela necessidade atual. Precisamos ainda um contínuo direcionamento de políticas públicas nos documentos oficiais e meios para que as instituições educacionais possam reivindicar os recursos necessários para um uso adequado das tecnologias digitais
Texto de Larissa Jamarim Gomes