Competências Socioemocionais segundo a BNCC

Crianças de mãos dadas em roda, competências socioemocionais

Atualmente as chamadas soft skills estão em alta. As também chamadas  habilidades socioemocionais são aspecto importante e inclusive essencial e definidor do sucesso dos sujeitos no convívio em sociedade e no mercado de trabalho. Ser resiliente, adaptável, empático, ter habilidades comunicativas, autorregulatórias, saber gerir o tempo, ter pensamento crítico e tantas outras habilidades não é um extra, mas condição básica para obter êxito em todos os âmbitos da vida.

Se antes a escola priorizava somente o aspecto cognitivo. Focado no conteúdo e com critérios de avaliação que formavam os alunos somente em base a essa habilidade. E também o mercado de trabalho costumava avaliar e contratar pessoas por meio de concursos e exames que observavam unicamente o acúmulo de conhecimento. Independente de se a pessoa sabia se relacionar, se sabia trabalhar cooperativamente, escutar o outro.

Recentemente a BNCC teve suas diretrizes atualizadas

Devido à necessidade de organizar e legislar para as escolas em todo o país funcionarem de maneira semelhante, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) cumpre esta função mediadora nas práticas docentes em todo o Brasil. Especialmente na educação infantil.

Mas qual a diferença entre Competências e Habilidades Socioemocionais?

A competência é composta de três elementos: o conhecimento, a habilidade e a atitude.

Por exemplo, a competência da resiliência:

  • Para ser resiliente é preciso conhecer, saber o que é ser resiliente.

  • É preciso aprender e desenvolver a habilidade de ser resiliente.

  • E por fim, é preciso colocá-la em prática nos momentos devidos durante a vida.

O grande objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais é desenvolver a parte socio, em relação ao outro e emocional, consigo mesmo. Daí vem a necessidade de desenvolver um marco teórico que sustente a prática na sala de aula e planejar com intencionalidade as atividades para alcançar os objetivos da formação.

Para que este objetivo seja alcançado é preciso um trabalho em equipe entre coordenadores e docentes. Em outros artigos detalhamos maneiras de desenvolver as competências socioemocionais desde a perspectiva de coordenadores

É essencial que haja uma equipe gestionando a organização em nível escolar do Projeto Político Pedagógico , que deve ser desenvolvido com base nas novas diretrizes visando a incentivar as Competências Socioemocionais

COMPARTILHE SUA HISTÓRIA

Qual a sua expectativa?

Você passou por alguma situação em que alguém esperou algo de você e se frustrou?

Ou por alguma situação em que você tinha expectativas e não saiu como voce esperava?

Agora que você entendeu o que são e quais os elementos mais importantes para seguir as normas da BNCC confira como aplicar as Habilidades Socioemocionais na sala de aula

Compartilhe este artigo com quem possa se interessar

Copyright Ⓡ 2022 – Protiê CNPJ 25.139.662/0001-78