Com a aprovação por parte da BNCC das Competências Socioemocionais como algo a ser desenvolvido na formação das crianças na escola, surgiu a necessidade de definir a diferença entre competências e habilidades e de definir o que são habilidades socioemocionais.
Quando falamos em habilidades socioemocionais, temos uma palavra composta de duas partes.
Vejamos o que significa cada uma dessa partes.
Você passou por alguma situação em que alguém esperou algo de você e se frustrou?
Ou por alguma situação em que você tinha expectativas e não saiu como voce esperava?
As Habilidade Socioemocionais visam desenvolver características como a capacidade de trabalhar em equipe, de ser empático com o outro, de reconhecer as emoções das pessoas à nossa volta para tomar decisões melhores e mais conscientes sobre como queremos lidar com qualquer tipo de demanda. No mercado de trabalho elas inclusive são conhecidas como soft skills.
Na escola o aspecto social das habilidades socioemocionais pode ser desenvolvido na interação entre grupos. Afinal a escola é parte da sociedade e os alunos estão ao mesmo tempo praticando e aprendendo como viver em comunidade com outros seres humanos.
Descobrir sobre o papel que queremos cumprir na sociedade é parte do aprendizado escolar. E esta é uma boa oportunidade para desenvolvê-lo.
Soou muito abstrato? Te dou um exemplo. Muitas vezes nos deparamos com situações em que alguém nos critica ou nos diz o que esperam de nós. E estar cientes das expectativas que os outros podem ter sobre nós, nos ajuda a decidir se queremos tomar para nós mesmos o critério proposto pelo outro ou se não nos diz respeito.
Ao mesmo tempo, ter claro quais as expectativas que temos sobre os outros nos permite entender melhor a origem de algumas das nossas emoções. E daqui passamos ao aspecto pessoal das habilidades socioemocionais.