A importância do ato de ler

Os livros infantis são grandes aliados dos pais e professores,

principalmente no que diz respeito à educação das crianças. Muitos ajudam a estimular a higiene, a alimentação, o convívio com os amigos, dentre outros assuntos.

O que gostaria de abordar hoje é o assunto ligado às emoções. Extremamente importante, falar das emoções pode ser um tabu para familiares e educadores, principalmente aquelas ligadas à raiva, tristeza e luto. Por isso a leitura de livros com essa temática é tão essencial.

Às vezes as obras trazem a temática de maneira direta, quando já anuncia o nome da emoção no título ou quando deixa claro logo no início que falará sobre determinado sentimento. Outros trazem histórias diversas com variadas temáticas agregadas e abordam as emoções de maneira indireta, pois os personagens têm como desafio, além do tema central, lidar com  sentimentos variados.

Além das maneiras destacadas, o livro pode trazer a temática do sentimento unida a uma causa ou acontecimento mais delicado. É o caso dos livros que falam sobre bullying, racismo, diversidade, preconceitos, etc. A temática gira em torno da causa ou do acontecimento específico, contudo as emoções e sentimentos dos personagens ficam evidentes e devem ser ressaltadas pelo leitor. Abaixo listamos alguns títulos de cada uma das abordagens.

Dicas de livros:

Abordagem direta das emoções e sentimentos:

  • a.   Coleção “Como me sinto quando…” – Trace Moroney – Ed. Ciranda Cultural
  • b. “Tenho monstros na barriga” e “Tenho mais monstros na barriga” – Tonia Casarin –
  • c.  “O monstro das cores” – Anna Llenas – Aletria

 

Abordagem indireta (emoções no meio de histórias com outras temáticas aliadas)

  • a. “Preste atenção, cãozinho” – Steve Smallman e Gill Mclean – Ed. Ciranda Cultural (sentimento: ciúmes, animação)
  • b. “Eu não quero mais brincar” – Ann Bonwill – Ed. Ciranda Cultural (sentimentos: chateação, ser contrariado, alegria).


Aliado a causas ou acontecimentos delicados

  • a.   “Tudo bem ser diferente” – Todd Parr – ed. Panda Books (tema: diversidade)
  • b. “Ernesto” – Blandina Franco e José Carlos Lollo – Cia das Letrinhas. (tema: bullying)

E para garantir que a criança compreenda e extraia do livro a temática das emoções, daremos algumas dicas de como proceder  com a leitura destes livros:

  • Deixe a criança folhear o livro com concentração, em uma próxima vez chame a atenção dela para as expressões faciais perguntando o que os personagens estão sentindo. Depois auxilie-a a nomear aquele sentimento;
  • Ao ler com elas comentar “Olha, o personagem também sente medo/raiva/alegria/etc”, “Ah, eu sei como ele se sente, também já fiquei triste/contrariado/eufórico/etc”;
  • No fim da leitura ressaltar a maneira como o personagem lidou com aquela emoção/sentimento;
  •   Caso a criança já leia e queira ler sozinha, sugira uma conversa no final do livro perguntando como ela se sentiu com a situação, com o sentimento apresentado na obra, dentre outras perguntas;
  • Crie com a criança uma carta ou um desenho para o personagem falando que também já passou por aquela situação ou então com um comentário demonstrando empatia;

E aí? Muito legal né?! Os livros com certeza quebram tabus e nos ajudam a desenvolver nas crianças habilidades sociais e equilíbrio emocional, o que muitas vezes é desafiador demais para nós.

Quer saber mais sobre dicas de livros e como utilizá-los na educação das crianças? Acompanhe nossa coluna e as redes sociais da Edutiê.

Texto de Natalia Ghidelli

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