principalmente no que diz respeito à educação das crianças. Muitos ajudam a estimular a higiene, a alimentação, o convívio com os amigos, dentre outros assuntos.
O que gostaria de abordar hoje é o assunto ligado às emoções. Extremamente importante, falar das emoções pode ser um tabu para familiares e educadores, principalmente aquelas ligadas à raiva, tristeza e luto. Por isso a leitura de livros com essa temática é tão essencial.
Às vezes as obras trazem a temática de maneira direta, quando já anuncia o nome da emoção no título ou quando deixa claro logo no início que falará sobre determinado sentimento. Outros trazem histórias diversas com variadas temáticas agregadas e abordam as emoções de maneira indireta, pois os personagens têm como desafio, além do tema central, lidar com sentimentos variados.
Além das maneiras destacadas, o livro pode trazer a temática do sentimento unida a uma causa ou acontecimento mais delicado. É o caso dos livros que falam sobre bullying, racismo, diversidade, preconceitos, etc. A temática gira em torno da causa ou do acontecimento específico, contudo as emoções e sentimentos dos personagens ficam evidentes e devem ser ressaltadas pelo leitor. Abaixo listamos alguns títulos de cada uma das abordagens.
Abordagem direta das emoções e sentimentos:
Abordagem indireta (emoções no meio de histórias com outras temáticas aliadas)
Aliado a causas ou acontecimentos delicados
E para garantir que a criança compreenda e extraia do livro a temática das emoções, daremos algumas dicas de como proceder com a leitura destes livros:
E aí? Muito legal né?! Os livros com certeza quebram tabus e nos ajudam a desenvolver nas crianças habilidades sociais e equilíbrio emocional, o que muitas vezes é desafiador demais para nós.
Quer saber mais sobre dicas de livros e como utilizá-los na educação das crianças? Acompanhe nossa coluna e as redes sociais da Edutiê.
Texto de Natalia Ghidelli