Por que celebrar esta fase da vida?
Hoje, 21 de março, comemoramos o Dia Mundial da Infância. E porque essa data existe? Não seria a mesma coisa que o dia das crianças, comemorado em outubro?
O Dia Mundial da Infância é uma iniciativa da Unicef para promover uma reflexão em torno desse período da vida, que é tão importante. O dia 21 de março propõe o olhar para os direitos da criança no que consiste em saúde, educação, convívio social, lazer, etc.
É uma data muito importante a ser guardada e comemorada, pois tem uma proposta diferente do 12 de outubro, que se tornou extremamente comercial.
É fundamental celebrar e (re)pensar a infância! Poderíamos ter um dia por mês com esse intuito pois ainda temos muito a refletir e descobrir sobre como proporcionar uma infância saudável em todos os âmbitos para as crianças.
No passado, de acordo com Phillipe Ariès (1978), a criança era vista como um adulto em miniatura e não tinha seu próprio espaço na sociedade. Ou seja: as especificidades dessa fase da vida não eram consideradas. A preocupação com a criança, sua vestimenta, sua educação e tudo mais ganharam força entre os séculos XVI e XVII. Mesmo assim, segundo o autor, esse olhar era exclusivo das crianças da nobreza, enquanto as crianças mais pobres continuavam a passar despercebidas pela sociedade.
Tais afirmações sobre o passado apontam para a reflexão de que, se considerarmos a história da humanidade, o conceito de infância e o lugar da criança na sociedade são extremamente novos, sendo exclusividade da história moderna e contemporânea.
A psicologia do desenvolvimento, tema do nosso texto anterior, tem auxiliado famílias, educadores e profissionais da saúde, a compreender, respeitar e refletir cada vez mais sobre a infância. Contudo, nosso caminho ainda é longo.
No século passado e no atual, percebemos uma crescente preocupação com o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. Provas disso são a extensa variedade de produtos de puericultura, a quantidade de escolas com metodologias diferenciadas e muitas promessas, além dos conteúdos específicos para crianças em espaços, eventos, mídias sociais, entre outros. Mas e a parte psicológica e emocional? E a parte social no que diz respeito ao convívio de qualidade com familiares e amigos?
A proposta, nesse Dia Mundial da Infância de 2020, é que você, leitor, tire um dia para refletir sobre esses aspectos. Como está o desenvolvimento emocional das nossas crianças. Apesar dos seus direitos e espaço na sociedade, eles estão sendo plenamente respeitados? As crianças estão felizes vivendo sua infância? Como está o desenvolvimento psicológico e emocional de uma criança que vive apanhando dos pais, que trabalha desde muito cedo, que não tem o que comer em casa?
Abordagens como a Psicologia Positiva, Disciplina Positiva, Criação com Apego, Comunicação Não Violenta e algumas outras, nos chama a atenção para cuidado com desenvolvimento da criança incluindo o psicológico e emocional. Convidamos você a pesquisar sobre estas abordagens e a ficar ligado em nossos próximos textos sobre esses assuntos e muitos outros que virão por aí.
Esperamos que você tenha e proporcione às suas crianças um Dia Mundial da Infância maravilhoso!
Texto de Natalia Ghidelli