Mas quais os problemas de relacionar Psicologia ao Senso Comum? E qual a importância dessa área do conhecimento para o estudo do ser humano?
O conhecimento científico vem de pesquisas científicas em que a hipótese é passível de comprovação ou discussão a partir de uma metodologia própria daquela área da ciência. Sendo a Psicologia uma ciência, ela também está no rol de áreas que se utilizam dessas características. A partir do momento em que consideramos que é necessário estudar o campo da Psicologia de forma sistemática, respeitando a ética atual e típica dessa área, podemos ganhar bastante com o entendimento do comportamento humano para melhor nos desenvolvermos como sociedade.
No entanto, já que todos temos opiniões sobre os porquês dos comportamentos humanos, temos que ter cuidado em separar algo nesse campo que seja científico do senso comum relativo a isso. Ou seja: para tudo pode haver um conjunto de explicações que parecem corretas para o fenômeno que se tenta entender (senso comum) mas que na verdade não tem respaldo científico. Como educadores, precisamos ter isso em mente – para evitar problemas em achar que estamos no sentido correto de estímulo e, na verdade, estarmos apenas reproduzindo algo que não tem embasamento científico.
Sendo assim, temos como grande importância o desenvolvimento da Psicologia como ciência para que possamos mais e mais entender o ser humano. Esse entendimento é mutável e isso é natural já que as ciências e suas verdades sempre o são.
É através da ajuda da Psicologia com os entendimentos sobre o comportamento humano que podemos contribuir ainda mais para o desenvolvimento das crianças com quem venhamos a trabalhar.
Texto de Lea Veras